Logo do município
Projeto de Karatê inicia as aulas na próxima semana
Projeto de Karatê inicia as aulas na próxima semana
O Projeto Adote um Campeão e Ajude a Formar um Cidadão é uma iniciativa da Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer está inovando com a implantação das aulas de karatê em turno inverso ao das aulas, semelhante ao que já é feito com as Escolinhas de Futsal e Música. De acordo com a assessora pedagógica da Smec, Luciana Pressi Silvestri, as aulas iniciarão no dia 24 de maio, com as turmas organizadas por faixa etária e horário das aulas regulares nas escolas. “No dia 27 de maio teremos uma importante reunião com os pais e alunos, a presença de todos é obrigatória, pois os professores repassarão informações importantes sobre a metodologia e aulas”. O projeto será realizado pela Shobu-Kan, através dos professores Juarez da Silva, 5° Dan, pós-graduado em Pedagogia do Esporte, e Douglas Herving Albano, 3° Dan, graduado em Pedagogia. “O Karatê é uma arte marcial que tem como objetivo o aperfeiçoamento do caráter, disciplina, foco, melhora na coordenação motora, autoconfiança e concentração”, comenta Albano. Nesta terça-feira, 17 de maio, o professor Douglas Albano e Luciana estiveram passando nas escolas divulgando o início das aulas para os inscritos. “Reforçamos com os alunos que é importante a presença de todos na reunião com os pais, onde serão repassadas informações importantes, uma vez que é um projeto novo e surgem diversas dúvidas”, comenta Luciana. O projeto que conta atualmente com 89 inscritos é inédito no município, “a modalidade foi um pedido dos próprios alunos em visitas que realizamos nas escolas, então a Administração através da Secretaria de Educação foi atrás de viabilizar e agora com recursos federais e municipais estamos oferecendo mais uma oportunidade para nossas crianças e jovens, somando às demais oficinas já oferecidas”, comenta o prefeito Alcenir Dalmago (PDT). As aulas serão realizadas duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, em turno inverso ao das aulas regulares. Confira o cronograma das aulas, que iniciam na próxima terça-feira, 24 de maio, na sala do Centro de Referência em Assistência Social (Cras): Turma 08 a 09 anos - 08h às 09h; Turma 06 a 07 anos - 09h às 10h; Turma acima de 10 anos - 10h30 às 11h30; Turma 10 a 13 anos - 13h às 14h; Turma acima de 14 anos feminino - 14h às 15h e Turma acima de 14 anos masculino - 15h30 às 16h30.
4º Festival da Costela Minga contou com presença de grande público
4º Festival da Costela Minga contou com presença de grande público
O 4º Festival da Costela Minga, realizado neste domingo, 15 de maio, contou com a presença de grande público e de autoridades locais, vereadores e secretários municipais. Evento tradicional que conta com apoio da Administração Municipal e da Emater Ascar. Na abertura do evento a chefe do Escritório Municipal da Emater, Sandra Cegerza, destacou a importância destes eventos tradicionais realizados nas comunidades do interior, “a presença de todos e o apoio da Administração Municipal incentiva aos membros das comunidades para que a cada edição dos festivais se supere e ofereça o melhor para quem participa e prestigia. Agradecemos a todos que compareceram e desejamos um excelente evento”. “Neste ano completamos 30 anos da Emancipação Politico Administrativa do nosso município e em nome do ex-prefeito Vanderlei Amaral, que hoje está como presidente da comunidade, agradecer a todos do ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-vereadores e ex-secretários que deram sua contribuição para o desenvolvimento de Gentil e também agradecer a todos os membros aqui de São Caetano, em nome dos vereadores Alvair Zilli (PDT) e Edson do Prado (MDB), que participam da comunidade, vejo pessoas de outras comunidades auxiliando e participando. Esses eventos, no pós-pandemia, significam a convivência, confraternização e valorização das comunidades. Obrigada a todos pela presença”, disse em seu pronunciamento do prefeito Alcenir Dalmago (PDT).
Grupos do Cras iniciaram atividades nesta semana
Grupos do Cras iniciaram atividades nesta semana
A Administração Municipal através da Secretaria de Assistência Social e do Desenvolvimento Econômico e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) iniciaram na quarta-feira, 11 de maio, as atividades com os grupos. De acordo com a coordenadora do Cras, Rejane Borça de Oliveira, “as oficinas são ofertadas para as pessoas que fazem parte do grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que como o nome já diz, serve para aproximar as pessoas e trazê-las para a convivência com a comunidade desenvolvendo atividades como artesanato, produção de receitas e aprendizagens de interesse dos participantes. Percebemos que todos estavam felizes em retornar às reuniões presenciais e nesta semana iniciamos o trabalho de reciclagem de embalagens de leite e vidros de conserva.” Para o secretário Vagner do Prado, “’e muito gratificante voltar a receber estas pessoas e voltar a trabalhar com grupos ampliados. Percebemos a satisfação e alegria das pessoas poderem reencontrar-se, poderem fazer suas atividades presenciais, principalmente pelo convívio. E as pessoas sentem-se bem acolhidas compartilhando experiencias depois de um longo período de isolamento”. O prefeito Alcenir Dalmago (PDT), grande incentivador dos trabalhos da Assistência Social, “sabemos o quanto é importante investir nas pessoas e o Cras desenvolve uma função fortalecer a convivência nas famílias e na comunidade e auxilia às pessoas atendidas em diversos sentidos. Muito bom ver todos retomando as atividades de forma presencial”.
Vacinação contra Influenza para segundo grupo inicia nesta sexta-feira
Vacinação contra Influenza para segundo grupo inicia nesta sexta-feira
De acordo com o ministério, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose. No caso das crianças que precisam tomar a vacina contra o sarampo, não há necessidade de cumprir intervalo com a vacina da gripe. As duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia. Confira quais públicos serão atendidos nesta segunda etapa de 02/05 a 03/06: - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); - Gestantes e puérperas; - Povos indígenas; - Professores; - Comorbidades; - Pessoas com deficiência permanente; - Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; - Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; - Trabalhadores portuários; - Funcionários do sistema prisional; - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; - População privada de liberdade A Unidade Básica de Saúde de gentil irá iniciar nesta sexta-feira, 13 de maio, a vacinação deste segundo grupo da população, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Para mais informações basta entrar em contato pelos telefones (54) 3615-5018 ou (54) 9 9169-6521 (WhatsApp) Gentil e (54) 9 9712-6091 (WhatsApp) Campo do Meio.
Campeonato Municipal de Futsal na categoria Livre iniciou neste sábado
Campeonato Municipal de Futsal na categoria Livre iniciou neste sábado
O Campeonato Municipal de Futsal iniciou neste sábado, 07 de maio, com quatro disputas na categoria livre. A competição é promovida pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e Conselho Municipal de Desporto. Na abertura oficial, o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), agradeceu aos atletas que estão disputando a competição que nesta categoria reúne 08 equipes, “a principal atração do campeonato são as equipes e os jogadores das nossas comunidades e também a torcida que vem vibrar pelos seus times. O objetivo da Administração é enaltecer o espírito esportivo e a prática saudável, além de contribuir com momento de lazer e convivência da população, desejamos a todos um excelente campeonato”. Para o presidente do Legislativo, Diego Fabris (PT), “o campeonato é um momento de alegria para as comunidades e torcida e o sucesso da competição se deve a participação de todos”. “O Conselho Municipal de Desporto juntamente com os delegados organiza os campeonatos pensando em beneficiar a todos, tanto atletas quanto a população que sempre participa dos eventos esportivos”, comenta o coordenador do CMD, Verildo Pereira. Confira os resultados dos jogos da primeira rodada: Mercado Silvestri 03 X 04 Fazenda São Miguel Campo do Meio 06 X 02 Juventus São Valentin 05 X 05 Desgarrados São Gotardo 04 X 04 Coasa A próxima rodada na categoria livre será disputada no sábado, 14 de maio, no Ginásio Poliesportivo: 19h – São Gotardo X Fazenda São Miguel; 20h – Coasa X Juventus; 21h: Mercado Silvestri X Desgarrados; 22h – Campo do Meio X São Valentin.
Tarde de muitas emoções com Homenagens às Mães e retorno presencial dos Grupos do Cras
Tarde de muitas emoções com Homenagens às Mães e retorno presencial dos Grupos do Cras
O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado na quarta-feira, 04 de maio, para evento de Homenagem às mães das Escolas Municipais e retomada das atividades presenciais dos Grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Presente na abertura do evento o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), disse na abertura do evento, “quando falamos em reiniciar, pensando pelo momento de pandemia que passamos, celebramos a alegria de estarmos vivos vivenciando esta tarde com muitos motivos para comemorar. Quando podemos compartilhar momentos com as pessoas como estamos fazendo agora, a casa cheia significa que as pessoas querem voltar às suas atividades cotidianas, poder conviver. E parabenizar às mães pelo seu dia e desejar muitas alegrias para todas as famílias”. Os alunos das Escolas Municipais Emei Mundo Mágico, Primavera e República da Colômbia apresentaram homenagens às mães. “Os nossos alunos juntamente com os professores organizam lembranças e apresentações como forma de expressar toda a gratidão e amor pelas mães, e este é sempre um momento de muita emoção”, comenta a assessora Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Luciana Pressi Silvestri. Após as apresentações dos palestrantes Marco Marssaro e Marcos Bristot falaram sobre o reencontro, “passamos muito tempo isolados devido a pandemia, mas agora chegou o momento de voltar às nossas atividades e é importante fazer isso motivados e com esperança de que juntos vencemos mais uma batalha”, considera a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Rejane Borça de Oliveira. Para o secretário Vagner do Prado, “esse momento estava sendo muito aguardado por todos, mas sabemos que esse retorno é cheio de significados e preocupações, mas estamos com esperança e aos poucos poderemos retomar todas as nossas atividades, nos próximos dias retornam os encontros da Terceira Idade e temos muitas novidades ainda para acontecer. Desejo bom retorno a todos e contem conosco”.
de 58
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-520 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET