Logo do município


Seminário de Agricultura reforçou importância do setor na economia de Gentil
26/07/2017 15:30
O Seminário de Agricultura sobre Bovinocultura de Leite foi realizado na terça-feira, 25 de julho, na Câmara de Vereadores. O evento contou com a presença de lideranças locais e regionais e produtores de leite do município.
Durante a solenidade de abertura o gerente regional da Emater/Ascar Oriberto Adami falou sobre a importância de garantir a sucessão familiar no campo. “Precisamos investir em novas tecnologias e conhecimentos para agregar valor às propriedades. E somente faremos isso quando possibilitarmos que a juventude possa participar da gestão e sentir-se responsável pela produção. E a Emater/Ascar tem investido em levar conhecimento e novas opções tomando como base as características de cada município”, aponta.
Para o secretário de Agricultura Evandro Biff é importante investir em conhecimento para que os agricultores tenham condições de fazer sua produção render mais.
O prefeito Alcenir Dalmago (PDT) destacou em seu pronunciamento a contribuição do setor na economia do país e do município. “O evento tem como objetivo reativar os seminários voltados para assuntos que interessam a Agricultura, e não foi por coincidência que escolhemos do Dia do Colono e Motorista para isso. Sabemos da importância das atividades do primeiro setor em nosso município e focamos juntamente com Emater e Secretaria de Agricultura em atividades de interesse dos nossos produtores e a partir destes eventos incentivar e valorizar quem produz e naquilo que dá resultado. A presença nos eventos será um dos requisitos para que a Prefeitura possa apoiar com investimentos, pois muitas vezes somos procurados pelos agricultores solicitando auxilio, mas não buscam o aprimoramento, queremos poder incentivar mas perceber que os agricultores estão buscando melhorar a produtividade. Estamos acompanhando o momento de crise no país, no entanto, o único setor que gerou empregos foi a agricultura e a pecuária.”
Durante o seminário os produtores acompanharam as seguintes palestras: Qualidade do Leite e Normativa 62, com o doutor em Ciências Veterinárias Carlos Bondan, promovida pela Cooperativa Santa Clara, e Atestado de Conformidade com a veterinária Andressa Reginato e supervisor regional da Inspetoria Veterinária de Passo Fundo Sérgio Mangoni.
Houve também a apresentação do Regimento Interno para a formação da Associação Municipal de Produtores de Leite. “Os agricultores tem até setembro para nos dar retorno sobre a intenção de efetivar a criação da Associação”, informa Biff.
Também estiveram presentes do Seminário o vice-prefeito Adelar Silvestri (PT), o vice-presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Franceschetto, o veterinário da Cooperativa Santa Clara Kleber Fiori, o gerente da Agência do Sicredi Márcio Bavaresco.
O Seminário foi organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e da Emater/Ascar com apoio da Cooperativa Santa Clara, Sicredi e Cresol.

Setor leiteiro em Gentil

Conforme dados da Secretaria de Agricultura no total são 119 produtores de leite no município. “Considerando uma média diária de 160 litros de leite por dia, segundo dados do 2016, foram produzidos aproximadamente 6 milhões de litros/ano, isso rendeu pouco mais de R$ 7,5 milhões e obtivemos um retorno de ICMS de aproximadamente R$ 200 mil”, explica Biff.
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET