Logo do município


Programa Produleite recebe premiação no Prêmio Gestor Público 2019
07/11/2019 21:55
Gentil recebeu Certificado de Reconhecimento com o projeto Produleite, durante a solenidade do Prêmio Gestor Público 2019, realizado na terça-feira, 05, no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. A administração gentilense ficou entre os 35 projetos vencedores - considerados melhores projetos desenvolvidos nas gestões municipais no Rio Grande do Sul. Foram 150 projetos inscritos de 77 cidades.

Estavam concorrendo na premiação do PGP os projetos de Gentil: Produleite, Gentil 100%Led e Hortas – Plantando Saúde. Acompanharam o prefeito na premiação a primeira-dama Elisangela Lopes, o vice-prefeito Adelar Silvestri, o secretário da Agricultura, Evandro Biff, secretário das Cidades, Joel da Silva, secretário da Saúde, Vagner do Prado e a coordenadora do CRAS, Rejane Oliveira.

“É uma grande satisfação estar entre os vencedores do PGP que reconhece as melhores iniciativas das administrações municipais no Estado. Nossa gestão como um todo é voltada para o bem das pessoas e essa premiação nos possibilita levar ao conhecimento de mais gestores um projeto que está sendo bem sucedido aqui, ao melhorar a qualidade de vida da população e também poderá ser implantado em outras cidades. Parabéns a todos os envolvidos pelo sucesso do Produleite e também aos outros projetos que vem sendo realizados em Gentil”, diz o prefeito Alcenir Dalmago.

O Programa Produelite foi criado em 2017, já beneficiou mais de 40 produtores de leite com incentivos, capacitações, orientações teóricas e técnicas, dentro do projeto foi criado a AGEL – Associação Gentilense de Leite, além da Premiação Produleite. De 2017 a 2019 o projeto apresenta aumento de produtividade de mais de 38%, o que representa um incremento de mais de R$2 milhões na renda familiar dos produtores que participam, crescimento que também movimenta a economia local.

“Estamos felizes com a premiação, é um trabalho para melhorar a qualidade de vida do produtor. Mas o que queremos é parabenizar e agradecer a dedicação dos produtores que participam do projeto, são quem realizam as atividades, quem desempenham lá no campo, nós criamos o projeto, mas eles que mostraram resultado, para conseguir esse reconhecimento, é um trabalho em equipe. Parabéns aos produtores que fazem parte do Produleite”, destaca o secretário da Agricultura Evandro.

A premiação é realizada pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec - entidades representativas da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS. A temática em destaque nesta edição do PGP é Meio Ambiente: gestão consciente, município sustentável.

O presidente do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin da Silva, ressaltou que, diante das grandes dificuldades que os gestores públicos têm enfrentado no atual cenário de crise econômica e fiscal, o principal desafio é equilibrar as contas dos municípios, dos estados e do País.
“Pressionado por um lado pela carência de recursos e, de outro, pelas prementes necessidades da população, o administrador público se vê, atualmente, na urgência de planejar o uso da suada verba oriunda da arrecadação de impostos”, afirmou a liderança.

“Neste cenário, encontrar políticas sociais e fiscais que o tirem da paralisia e o direcionem para a implementação de objetivos de governo socialmente corretos e justos é uma alternativa da qual o administrador não pode abrir mão”, concluiu o presidente do Sindifisco-RS.

O representante da Afisvec, auditor fiscal Paulo Guaragna, falou sobre a importância dos municípios em relação à proximidade com os habitantes, usuários dos serviços públicos.

“Nos entendemos que a população precisa cada vez mais receber qualidade. Por isso, o Prêmio Gestor Público é importante para a nossa sociedade”, ressaltou, fazendo referência ao trabalho desenvolvido pelo PGP.

O deputado Luís Augusto Lara também fez referência ao atual cenário de dificuldades econômicas e fiscais. “Talvez seja o pior momento da história para ser um prefeito municipal”, refletiu.

“Nesses seis mandatos parlamentares que tenho, nunca vi tanta falta de investimento do governo federal e dos governos dos estados”, disse Lara.

O secretário Marco Aurélio, que participa pela primeira vez de uma cerimônia do Prêmio Gestor Público, salientou a importância de reconhecer o trabalho dos gestores municipais.

“Eu já fui secretário municipal e conheço bem as dificuldades de se administrar as contas de um município, por isso todos aqui estão de parabéns”, festejou.

Além das presenças de prefeitas e prefeitos gaúchos, que vieram acompanhados de suas equipes vencedoras, também estavam no evento auditores fiscais, representantes de órgãos públicos e entidades de classe, além de lideranças de diversos setores da sociedade. A Assembleia Legislativa, que tem participação especial no Prêmio Gestor Público, esteve representada pelo presidente da casa, deputado Luís Augusto Lara. Os deputados Edegar Pretto, Fran Somensi, Franciele Bayer, Dalciso Oliveira e Zilá Breitenbach também prestigiaram a cerimônia. O Banrisul, patrocinador do PGP, também esteve representado pelo diretor Fernando Postal. O evento contou ainda com as presenças do secretário da Fazenda, Marco Aurélio dos Santos Cardoso, e do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco - auditor fiscal Charles Alcântara.

O Prêmio Gestor Público

Criado em 2002, com a finalidade de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações municipais do RS, a iniciativa social da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS completa 18 anos. Ao longo dessa história de sucesso, já foram premiados mais de 950 projetos. A metodologia, confiabilidade e transparência do PGP, além de sua missão de valorizar e destacar os bons projetos da nossa sociedade, renderam ao Prêmio Gestor Público o carinhoso apelido de Oscar das Prefeituras.

Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET