Logo do município


Plantando no Presente – Árvores do Futuro: plantadas mil mudas de árvores em Gentil
04/10/2019 09:36
A última semana foi dedicada à preservação do meio-ambiente no município de Gentil, pois alunos das Escolas Municipais e Estadual participaram do Projeto Plantando no Presente – Árvores do Futuro, desenvolvido através das Secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento, Administração, com o apoio do Programa Coprel Ecologia.
De acordo com o Secretário da Agricultura, Evandro Biff, o município recebeu através do Programa Coprel Ecologia mudas de árvores nativas e frutíferas para serem plantadas em áreas destinadas ao reflorestamento. “Nós recebemos essas mudas e a Administração optou por realizar o plantio de 500 árvores no Parque Municipal de Eventos Ivo José Telles Hoffmann, na comunidade de São Valentin, e as demais mudas, em outra área que será recuperada pertencente ao Poder Público.”
A Assessora Pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, Luciana Pressi Silvestri, explicou que aproveitando a conscientização que é feita nas escolas, cada uma com seus projetos, optou-se por proporcionar aos alunos um momento de vivenciar na pratica os conhecimentos e dando a sua contribuição com a natureza. “Este projeto visa não somente realizar o plantio simplesmente, mas desafiar também as famílias que ao passarem pelo Parque ajudem a cuidar das árvores de seus filhos, porque não é um projeto de uma ação apenas, mas que terá longo prazo. Demonstrando assim que cada um tem sua parcela de responsabilidade com a preservação do meio-ambiente, e que esta atitude sirva de exemplo para que todos contribuam também nos seus espaços.”
No total os alunos plantaram 263 mudas de árvores das espécies: canafístula, ipê-amarelo, ipê-roxo e caroba. Porém no Parque de Eventos também foram plantadas cerejeira, araçá vermelho, canjerana, cedro, guabijuzeiro, guabirobeira, jabuticabeira, pitangueira e uvaieira. “A próxima fase do projeto será com a Coprel que fará a vistoria das mudas para realizar o acompanhamento do desenvolvimento das árvores”, explica Biff.
Conforme o Secretário de Administração, Jackson Geisel da Silva, “o projeto não ficará somente restrito ao plantio de árvores em breve os alunos e a comunidade receberão um panfleto explicativo sobre as árvores plantadas e os alunos receberá um lápis semente que após usado pode ser plantado. Nosso objetivo é que essa atitude motive nos alunos e seus familiares, bem como, a toda da comunidade, o respeito pela natureza e o cuidado com as árvores que não são da Administração, elas são da população, o Parque está sendo preparado com muito comprometimento para beneficiar a todos. Por isso, frisamos para que os pais e a comunidade visitem este espaço e contribuam com a sua preservação. Os alunos fizeram a parte deles precisamos também fazer a nossa.”
Envolvido na atividade realizada de segunda a quarta-feira (30 de setembro a 02 de outubro), o prefeito Alcenir Dalmago (PDT) comentou que em breve o Parque será inaugurado oficialmente com atividades culturais, campeiras, esportivas e afins. Está sendo projetado e organizado para acolher bem a toda a nossa comunidade e os visitantes. A implantação deste projeto tem o objetivo de conscientizar para a importância da preservação do meio-ambiente, estimular nossos estudantes, nossos jovens para auxiliar na arborização do nosso parque, deixando mais bonito, atrativo para a população atual e principalmente para as gerações futuras. Agradecemos a todos os envolvidos no Projeto, as Secretarias Municipais, Direções das Escolas, Professores, funcionários públicos, Coprel, e especialmente os alunos que foram nossa motivação no desenvolvimento deste projeto ”

Texto e fotos: Janine de Oliveira
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET