Logo do município
Administração participa do 14º Erco
Administração participa do 14º Erco
A equipe de profissionais da Administração Municipal esteve na quinta-feira, 04 de agosto, participando do 14º Encontro Regional de Controle e Orientação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, em Passo Fundo. Participaram do evento o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), o procurador jurídico, Odair Bianchin, o secretário de Saúde, Adelir Schiavon, a assessora pedagógica, Luciana Pressi Silvestri, a responsável pelo Controle Interno, Maristela Roy, o engenheiro ambiental Fabrício Batistella, a fiscal, Bianca Pissaia, a coordenadora de Saúde, Juciela Cicheleiro, o contador, Vilmo Navarini, a chefe de Secretaria de Administração, Andressa Calota e a secretária do Legislativo, Ana Luísa Silvestri.O evento contou com a participação de representantes de 64 municípios da região e com 12 salas temáticas com os seguintes assuntos: Nova Lei de Licitações e Contratos, Conhecendo o Novo Parecer Prévio do Poder Executivo Municipal, Lei Geral de Proteção de Dados, Planejamento e Gestão Municipal em Educação – perspectivas de atuação do TCE/RS, Planejamento e Fiscalização de Obras Públicas, Auditoria Concomitante de Concursos Públicos: Sistema SIAPESweb e Boas Práticas na realização de concursos, Fiscalização de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Alterações no cálculo de despesa com pessoal e nos índices constitucionais MDE e ASPS, Comunicações eletrônicas extraprocessuais e processuais, cadastro e autenticação, Planejamento e Gestão Municipal em Saúde – perspectivas de atuação do TCE/RS, Boas Práticas de Pesquisa de Preço de Mercado e Saneamento Municipal e Sustentabilidade.
Alunos da Escola Primavera levam Zé Notinha para concorrer ao Bolão Gentilense
Alunos da Escola Primavera levam Zé Notinha para concorrer ao Bolão Gentilense
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera, do 1º ao 5º ano, estiveram na Prefeitura Municipal nesta última semana, para realizar a entrega das notas fiscais do comércio local para trocar por cartelas do Bolão Gentilense. A Educação Fiscal é tema de aulas em todas as turmas nas Escolas Municipais desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, onde são repassadas noções sobre cidadania, tributos, destinação de recursos, investimentos públicos e conscientização sobre a importância de consumir no comércio local e exigir a comprovação fiscal. De acordo com a vice-diretora e coordenadora do programa na Escola, Gisele Freitas, “o nosso objetivo é fazer com que os alunos de forma lúdica e prática aprenda sobre a importância e o dever cidadão de consumir conscientemente, tanto pela economia do município, como para incentivar e ensinar o destino dos tributos e sua contribuição com diversas áreas que dependem da Administração Pública, como a própria educação. Por isso, os alunos acompanhados dos professores estiveram na Prefeitura, levando o seu Zé Notinha, para trocar as notas fiscais por cartelas do Bolão Gentilense”. “O nosso mascote motivou os alunos a em casa pedir com os pais as notas nas compras realizadas no comércio local e considerando os resultados das atividades realizadas pelos professores ao longo do ano em Educaçã Fiscal, acreditamos que a Escola está cumprindo com seu dever de formar cidadãos conscientes e contribuindo para que as famílias também desenvolvam novos hábitos de consumo”, considera a diretora Saionara Moterle Tonin.
IBGE inicia censo em Gentil na próxima semana
IBGE inicia censo em Gentil na próxima semana
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 em todo o país a partir desta segunda-feira, 01 de agosto. Em Gentil serão duas recenseadoras, a Milena Pereira e a Soelanir Marques. As recenseadoras vão bater à porta de todos os imóveis para registrar os dados dos moradores e fazer perguntas a partir de um questionário importante para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros. Para que a população tenha segurança e possa confiar nos recenseadores o IBGE preparou uniforme especial formado por colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também será possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181. É importante que todos contribuam com o trabalho das recenseadoras e as recebam em suas residências e respondam aos questionários. O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões, que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas. Todas as informações coletadas são sigilosas. Os dados não são cruzados com nenhum órgão como a Receita Federal, por exemplo. Também não é necessário apresentar documento para a realização da pesquisa, porém o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, o CPF do morador e o e-mail, sem caráter obrigatório. A fase de visita em domicílio se encerra no dia 31 de outubro. Os resultados desta edição serão conhecidos em 2023, porém a contagem populacional deve ser divulgada até o final deste ano.
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET