Logo do município
Cras inicia atividades com palestra show
Cras inicia atividades com palestra show
A Secretaria de Assistência Social e Habitação promoveu na última quarta-feira, 03 de abril, evento de abertura oficial das atividades dos grupos atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social com palestra show do psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor, Jorge Trevisol. “O trabalho desenvolvido pelo Cras é de suma importância para o município, pensando nas necessidades da nossa população com o atendimento aos diversos grupos e atividades como cursos, palestras e atendimentos, além da atenção com o grupo da Terceira Idade. Esse evento é a marca de novas oportunidades que serão ofertadas este ano, pois o Cras desde o início do ano esteve trabalhando em vários projetos”, comentou o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), na abertura do encontro. “Atualmente atendemos três grupos, sendo o Programa de Atenção integral a família, denominados Fortalecer, Inovar e Renascer, onde são atendidas em torno de 75 mulheres, com atividades de artesanato, ministradas por uma artesã qualificada. Os encontros acontecem quinzenalmente à tarde, com o objetivo de fortalecer vínculos, acolhimento e um bom acompanhamento. Somos responsáveis ainda pelo atendimento do Grupo da Terceira Idade Cultivando, onde atendemos em torno de 40 idosos, com encontros semanais. E oferecemos os Projetos Dança Criança, e o Mulheres em Ação que ocorre na sede e nas comunidades e iremos iniciar com o Projeto Pequenos Vigilantes, voltado para as crianças”, comenta a secretária Rejane Borça de Oliveira.
Saúde intensifica ações de controle ao Aedes Aegypti
Saúde intensifica ações de controle ao Aedes Aegypti
A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde preocupada com o aumento de casos de dengue no Estado e com casos suspeitos no município. Diante disso, várias ações de prevenção estão sendo realizadas. Na ExpoGentil foram realizadas orientações em todos os estandes e verificado possíveis situações de risco. O secretário de Saúde, Diego Fabris, reforça a importância das atividades desenvolvidas pela equipe da Vigilância, Agentes de Saúde juntamente com as escolas. “A responsável pela Vigilância em Saúde, enfermeira Marisa Pacheco, participou de alguns treinamentos sobre Borrifação Residual Intradomiciliar, que consiste na aplicação de inseticida, no interior de imóveis, nos locais de maior permanência de pessoas durante o dia auxiliando na eliminação do mosquito adulto”. “A borrifação é feita em pontos estratégicos onde é verificada a ocorrência de algum foco ou quando alguém resulta positivo para a doença. "Esse produto não é utilizado indiscriminadamente. A aplicação dele, também conhecida como inseticida perifocal de Ultra Baixo Volume é utilizado para matar mosquitos na fase adulta. Porém, as medidas preventivas são as principais estratégias de combate ao mosquito”, destaca Marisa. Confira algumas medidas para manter os locais sem focos criadores de mosquito: - Manter as garrafas vazias e baldes virados para baixo; - Não deixar entulho no quintal ou nas ruas; - Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas; - Eliminar pratos que acumulam água nos vasos de plantas - Manter a lata de lixo devidamente tampada; - Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva; - Limpar os ralos; - Lavar semanalmente bebedouros de cães, gatos e outros animais; - Manter lonas bem esticadas evitando acúmulo de água;
ExpoGentil: Agricultura foi tema de programação paralela
ExpoGentil: Agricultura foi tema de programação paralela
Dentro da programação paralela da 6ª ExpoGentil na manhã deste sábado, 23 de março, foi realizado o Painel Perspectivas para a Agricultura e Novas Tecnologias para atender as demandas do Mercado Globalizado, com o coordenador do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal e Centro de Ensino e Pesquisa Agropecuária e diretor Técnico do Tecnoagro - Associação Parque Tecnológico do Agronegócio e Agroenergia, Fernando Pilotto. De acordo com a avaliação demonstrado sobre as tendências de mercado relacionadas ao consumo e produção de grãos e carne considerando panoramas nacionais e internacionais. “Precisamos baixar os custos de produção, pois existe competição interna no mercado, e a escolha de tecnologias competitivas a primeira delas é a irrigação e uma delas foi uma implantada como projeto em uma propriedade no município de Gentil, com sistema de gotejamento subterrâneo”, abordou. O engenheiro agrônomo Edson Trentin falou sobre os resultados do manejo biológico das pragas e doenças nas cultivares evitando assim o uso de inseticidas, reduzindo assim os custos da produção, aumentando a produtividade e consequentemente a renda do produtor. E abordou ainda sobre a utilização de drones nas propriedades voltado para a aplicação de insumos. “É importante saber de assuntos relacionados ao mercado agrícola para orientar os produtores e desenvolver projetos que possam tornar as propriedades produtivas de acordo com aquilo que o mercado, e é bom destacar que estamos de olho nas novas tecnologias, como citado hoje o exemplo da irrigação implantada pelo produtor Martin Soldá. E tantas outras iniciativas que são incentivadas pela Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura.
ExpoGentil: Turismo e cobertura de internet foi tema de palestras
ExpoGentil: Turismo e cobertura de internet foi tema de palestras
O primeiro evento da manhã de sexta-feira, 22 de março, da programação paralela da 6ª ExpoGentil, foi o Encontro Regional de Turismo - Circuito das Águas, Das Tropas e do Mate e Rota das Cascatas, onde o Ilvandro Barreto de Melo, da Emater RS-Ascar, representando o Comitê Gestor do Circuito. Durante o encontro ainda foi explanado sobre a nova rota turística que está sendo organizada pela associação dos municípios do planalto (ampla) e consórcio interregional dos municípios do Planalto (Ciplam), a Rota das Cascatas, apresentado pelo assessor Jonas Guerra. A segunda palestra da sexta-feira, 22 de março, foi com o facilitador da Coprel Telecom, Luís Fernando Volpato, que falou sobre a atuação da Coprel no campo e a internet no meio rural. Conforme Volpato, dos municípios de abrangência da Cooperativa, Gentil foi o primeiro a implantar a internet de fibra ótica em todo o município com cobertura em 100% do território. “Levamos sempre o exemplo de Gentil para todos os municípios mostrando que a Administração tem visão e entende a necessidade de aproximar o campo da cidade e possibilitar investimentos, acesso às tecnologias e permanência do jovem no campo. Pois, a Administração nos procurou para fazermos esse projeto”. “Buscamos ainda em 2019 implantar o Programa Gentil On-line, pois era uma necessidade do município e entendemos que estamos na era digital e precisamos estar conectados, e as novas tecnologias também estão chegando no campo”, comentou o prefeito Alcenir Dalmago (PDT).
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET