Gentil tem reconhecimento federal de Situação de Emergência
30/12/2023 18:30
Devido às chuvas intensas e constantes que vêm ocorrendo desde o mês de setembro em todo os Estado e os prejuízos contabilizados na agricultura e infraestrutura a Administração Municipal encaminhou dois Decretos de Situação de Emergência, um em 18 de outubro e outro em 17 de novembro.
O Decreto de outubro foi homologado pelo Governo de Estado e recentemente o Governo Federal também reconheceu o pedido, o Decreto de novembro também foi homologado pelo Governo de Estado e aguarda parecer Federal.
Conforme dados atualizados pela Emater as perdas na agricultura nas culturas de aveia branca, cevada e trigo chegam a 50% da produção e 20% na produção leiteira, a estimativa é de prejuízos que ultrapassam R$ 7 milhões. Ainda, no trigo a perda também reflete na qualidade do grão, reduzindo ainda mais o ganho dos produtores.
E de acordo com Secretaria de Obras, Estradas, Serviços Públicos e Viação, a infraestrutura de todas as vias vicinais, bueiros e pontes registram comprometimento, isso aliado às condições do tempo que não possibilitam obras de manutenção necessárias acabaram em alguns trechos causando transtornos na trafegabilidade.
“Pedimos que a população compreenda que estamos passando, em todos os municípios, por situações semelhantes. Mesmo com o esforço da equipe da Secretaria de Obras, conseguimos até o momento realizar a recuperação parcial e emergencial em alguns pontos, e precisamos esperar a liberação de recursos e que o tempo colabore para reestruturar novamente nossos acessos”, comenta o prefeito Alcenir Dalmago (PDT).
Com isso o município poderá solicitar recursos federais para ações de resposta e recuperação, referente aos danos causados.