Logo do município


Imunidade e alimentação é tema de palestra nas Escolas Municipais
21/07/2021 14:26
Através de um trabalho que vem sendo realizado pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, a nutricionista Indiara Bedin Pelissaro, passou pelas Escolas Municipais explicando que existem alimentos que podem contribuir com a saúde no sentido de prevenir doenças aumentando a imunidade.
“O sistema imunológico é fundamental para combater doenças e manter ativos a funções de outros órgãos vitais do nosso corpo. Uma pessoa que vive com a imunidade em alta tem mais qualidade de vida, disposição para praticar exercícios e ter uma vida mais ativa. E está comprovado que manter a imunidade alta pode auxiliar na prevenção ao Covid 19”, comenta a nutricionista.
“A nutricionista elaborou um material explicativo que ficará nas escolas para orientar aos nossos alunos para que comentem em casa o poder de alguns alimentos saudáveis no auxílio a prevenção de doenças, com o aumento da imunidade. Esse é um importante trabalho, pois sabemos que as crianças e os jovens são excelentes replicadores de bons hábitos e quanto mais pessoas souberem destas informações melhor será para a população”, considera a secretária de Saúde, Rejane Borça de Oliveira.
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, Luciana Pressi Silvestri, “nas escolas municipais a alimentação saudável já faz parte do cardápio e do currículo e o trabalho sobre os alimentos e a imunidade contribuem ainda mais com o aprendizado e saúde dos alunos e suas famílias.

ALIMENTOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE:

FRUTAS CÍTRICAS: como a laranja, bergamota, acerola, kiwi, tomate, brócolis, couve, pimentão entre outros são ricos em vitamina C, isso significa que o antioxidante presente nesses alimentos aumenta a resistência do organismo e os níveis de vitamina C no sangue.
VEGETAIS ESCUROS: como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. Esse nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do organismo.
ZINCO: carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças, além do zinco as nozes e castanhas são ricos em vitamina E.
ÔMEGA 3: presente no salmão e no azeite, auxilia nas artérias para permanecerem longe de inflamação, ajudando a imunidade do corpo.
TEMPEROS: utilize alho, cebola, gengibre, cúrcuma. Estes são eficazes para aumentar a imunidade.


Texto: Janine de Oliveira
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET