Logo do município


Escolas Municipais iniciam aulas de reforço pedagógico no turno inverso
02/06/2021 10:10
As Escolas Municipais de Gentil iniciaram na segunda-feira, 31 de março, o reforço pedagógico para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, Luciana Pressi Silvestri, essa é uma necessidade considerando a avaliação diagnóstica do Aprova Brasil da Editora Moderna, “nossos alunos considerando a pandemia que nos obrigou a suspender por um ano as aulas presenciais e sabemos das lacunas na aprendizagem que isso acarretou, mas também sabemos que esse novo cenário nos pede novas estratégias no ensino. Pensando com as equipes das escolas optamos por iniciar com as aulas de reforço para minimizar as dificuldades”.
Para o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), essa era uma preocupação da Administração Municipal, “sabemos que a pandemia nos exigiu diversas mudanças e na educação elas foram grandes com a suspensão das aulas, mesmo com o esforço das escolas, pais e professores nada mais está sendo como era, e precisamos nos adaptar. Porém, juntamente com a Secretaria de Educação e as Escolas aguardávamos o momento para iniciar de forma segura e tranquila as aulas presenciais, agora iniciamos com as aulas de reforço, em breve iniciam as Oficinas de Música e conforme vamos sentindo a diminuição dos casos, poderemos ir avançando no atendimento aos nossos alunos. Temos outros projetos para começar que com certeza irão contribuir com a aprendizagem dos nossos alunos”.
Cada escola organizou-se de acordo com a sua realidade pensando na aprendizagem e bem-estar dos alunos. “Pedimos às famílias que acompanhem a aprendizagem dos filhos, evitem as faltas desnecessárias ao reforço e fiquem atentos para que eles venham para a escola nos dias e horários estabelecidos e comunicados pelas Escolas”, destaca Luciana.
As turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I, não estão sendo atendidas no momento em aulas de reforço, pois devido ao número de alunos o atendimento presencial é realizado de segunda a quinta-feira, nas demais turmas a frequência é escalonada. “Cada caso está sendo analisado pelas escolas e o atendimento se dá de acordo com a necessidade do aluno, se a equipe pedagógica avaliar que o aluno atingiu a aprendizagem necessária para o ano em que se encontra este será dispensado do reforço ou permanecerá. Mas ressalto que a contribuição da família é muito importante, pois mesmo com a pandemia nos preocupamos com a aprendizagem e as escolas não medem esforços para que os objetivos sejam atingidos”.

Texto e fotos: Janine de Oliveira
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET