Logo do município


Formação dos Professores: motivação e reforma do Plano de Carreira
24/07/2017 10:54
Os professores da rede municipal de ensino participaram de dois dias de formação continuada, na quinta e sexta-feira, 20 e 21 de julho, na Escola Primavera.
A primeira palestra foi sobre motivação e trabalho em equipe com os professores Me. Rudimar Barea e o Me. Eduardo Toledo Martins, do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), que através de dinâmicas mostraram a importância de manter-se atento a questões voltadas a sentir-se bem e feliz no ambiente de trabalho e de manter o espírito de equipe.
Durante a tarde os professores e auxiliares de desenvolvimento infantil participaram de uma oficina de informática, solicitada por eles durante reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a coordenadora Janine de Oliveira. “Os temas abordados foram os pedidos dos professores preocupados em ter ferramentas para o preparo das aulas, para a edição de vídeos com fotografias, áudios, músicas e filmes”, explica.
Na sexta-feira, 21 de julho, foi realizada uma reunião com a presença da responsável pela Smec Luciana Pressi Silvestri, o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), o vice Adelar Silvestri (PT) e do advogado Jair Poletto Lopes.
A coordenadora Janine de Oliveira que participou das formações do Sase/MEC desde 2016 apresentou as principais questões que envolvem o Plano de Carreira dos Professores Municipais com as diferenças entre a legislação em vigor (Lei 475/2001) e a nova proposta que deverá ainda ser debatida por uma Comissão de professores formada no ato da reunião. “A reformulação do Plano de Carreira dos professores para adequar a Lei do Piso Nacional (Lei 11.738/20008) é uma exigência do Ministério da Educação que ganhou força com os Planos Municipais de Educação, e com Gentil não é diferente. Embora algumas pessoas acreditem que o assunto e polêmico, basta explicar os direitos e deveres e lembrar de que isso não pode comprometer a saúde financeira do município”, comenta Janine.
No início da reunião, o prefeito destacou que esse e um compromisso da Administração. “Queremos e vamos valorizar o magistério municipal cumprindo as exigências no que tange a reformulação do Plano de Carreira, atentos também às exigências do Tribunal de Contas, quanto a folha de pagamento. Pois, não é interessante para o município e nem para os profissionais garantir algo que não poderemos cumprira exemplo do que acontece com o Estado que está parcelando os salários”, considera.
“Estou a frente da Secretaria hoje, mas tenho consciência de que sou professora e retornarei para a sala de aula, quero ter meus direitos garantidos e também que o município continue se desenvolvendo. Esse é um momento importante de pensamos nas questões que envolvem o Plano de maneira sensata”, pontua Luciana.
A Comissão formada pela Smec e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamentais I e II deverá reunir-se em breve para examinar o Plano e posteriormente encaminhar ao Executivo para aprovação na Câmara de Vereadores.
Durante a formação os alunos das oficinas de dança, canto, violão e gaita fizeram apresentações acompanhados pelos professores Fernanda Zanco, Vinícius Benvegnú e Itamar Begnini.
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET