Logo do município


Maiara Basso é tetracampeã em Campeonato Brasileiro de Velocross
11/09/2019 22:28
A moradora de Gentil, pilota de motocross, Maiara Favero Basso, 23 anos, conquistou o Campeonato Brasileiro de Velocross, realizado domingo, 09, em Campina Grande – PR. A Gringa como é conhecida, com o tetracampeonato em velocross totaliza 9 títulos de campeã brasileira.

Apaixonada por motos desde pequena, a atleta que hoje é pilota Team Rinaldi, nasceu em Marau e há anos mora em Gentil, na lista de conquistas na carreiras estão os títulos brasileiros: quatro em velocross, quatro em motocross e um de Enduro.

Todas essas conquistas são graças ao amor pela moto e muita dedicação ao esporte. Entretanto, Maiara, sonha em conquistar muito mais, entre as metas está conseguir voltar a disputar um campeonato mundial e tornar-se campeã.

A administração de Gentil através do prefeito Alcenir Dalmago parabeniza a pilota Maiara e deseja muito sucesso. “Parabéns Maiara. Para os gentilenses é um grande orgulho estarmos representados por atletas que amam o que fazem e sempre estão levando o nome de Gentil em competições nacionais, e quando vem com títulos melhor ainda. Também queremos deixar aqui nosso compromisso em continuar incentivando o esporte em nossa cidade”, destaca Alcenir.

Confira a entrevista com Maiara, ela fala sobre dedicação, incentivos ao esporte, dicas para quem sonha sem ser um atleta profissional e muito mais.

- Feliz com mais essa conquista?
-Maiara: Cada vitória, cada título e cada campeonato que a gente ganha sempre é muito importante para dar continuidade ao trabalho que faz treinando, se dedicando, abrindo mão de muitas coisas na vida para alcançar esses resultados. É muito bom vencer, ter o reconhecimento das pessoas, amigos, fãs e da família. É um esporte que faz a gente se superar a cada dia, superar nossos medos, os limites e é isso que faz valer a pena cada título que eu ganho.

- Quais são as dicas para quem também sonha em ser profissional nas pistas?
- Maiara: Para quem quer ser atleta é preciso muita dedicação, abrir mão de muitas coisas, treinar muito tanto a parte física, quanto com a moto, também cuidar a parte psicológica e a alimentação. Eu sempre falo que ser um atleta é 24h por dia que você está se dedicando ao esporte, é o sono, alimentação, o treino, tudo tem que estar andando bem para o atleta ter um bom desempenho. E fazer aquilo que se gosta, se a pessoa faz com amor e carinho os resultados vem seja na vida pessoal ou profissional, esse é o mais importante de tudo gostar do que se faz. Com dedicação, determinação, garra e força de vontade a gente chega lá, acreditando sempre em nosso potencial, acreditar sempre em si mesmo.

Existem incentivos para essa modalidade de esporte?
-Maiara: Sim, existe bastante incentivos para a modalidade de motocross, há várias maneiras de conseguir patrocinadores, claro que tem que ter um histórico, com títulos, no início não é fácil. Hoje, graças a Deus eu conto com patrocínio da Rinaldi, KTM Sacramento, Pro Tork, Edgers, Líder MX, Mx Motographics, que são muito importantes porque ajuda nos custos. Hoje as prefeituras ajudam vários pilotos através de projetos encaminhados para Câmara Municipal, o governo do Estado, tudo é possível como tem pilotos que andam o Brasil inteiro as administrações ajudam, então maneiras de incentivos tem bastante.

- Existe algum desafio no velocross e motocross por ser garota?
- Maiara: Hoje a sociedade mudou muito, o pensamento, mas quando eu comecei há 15 anos o preconceito era bem maior que é hoje. Mas claro que ainda existe preconceito com as mulheres, principalmente porque o velocross e o motocross são esportes predominados para homens, e como eu disputo categorias com eles, muitas vezes se torna um pouco mais difícil, pois é um esporte que exige força, sem dúvida a gente sai um pouco prejudicada nessa parte, mas os desafios fazem parte da vida e estão aí para serem superados.

- A administração da Prefeitura de Gentil está em fase final da construção de uma Pista de Motocross, você acha que ajudará a promover o esporte?
-Maiara: Muito legal esse incentivo que a Prefeitura está dando para nós pilotos, que somos em 4 (motocross) eu, meus irmãos e o Leonardo Dambrós, estamos representando Gentil no Rio Grande do Sul e no Brasil todo, sem dúvidas a pista é muito importante para nós treinar, também lembrando que a estrutura do parque é maravilhosa para passar o final de semana com a família, fazer um almoço, encontrar os amigos, acho que Gentil merece um lugar desses, que é benéfico para todo mundo, em nome dos pilotos, agradecemos muito o prefeito Alcenir por esse incentivo que tem nos dado através da pista de motocross e aos esportes.

- O que você acha que poderia ter de mais incentivos ao esporte em geral?
- Maiara: Incentivos aos esportes no Brasil a cultura é muita complicada, simplesmente apenas o futebol é valorizado, que os atletas ganham dinheiro, eu sempre falo que hoje o futebol não é apenas um esporte, é um negócio, um grande negócio, uma profissão que envolve muito dinheiro. O Brasil em si no termo de esportes ele é muito complicado, eu acho que primeira coisa que tem que mudar é começar pelo nosso governo, pela nossa política e através da política dá para mudar muita coisa. A política em si tem que mudar em um grande contexto, mas temos que ter fé que terá um futuro melhor, isso que importa.

- Qual o sonho que ainda deseja realizar como pilota?
- Maiara: Meu maior sonho é conseguir participar novamente no Latino Americano de Motocross, que eu participei em 2016 e fiquei vice-campeã, gostaria muito de voltar para tentar o título. Também gostaria de correr em campeonatos fora do Brasil, o campeonato mundial, porém os custos são bem altos, mas tem que sonhar, só quem sonha consegue alcançar, né?!

- Família, amigos e fãs...
- Maiara: Eu agradeço a todos de Gentil, da região, meus amigos, minha família em especial que sempre me incentiva muito na minha carreira como piloto. Agradeço todas as pessoas que torcem por mim, que mandam energia positivas, todos os meus fãs e amigos do Brasil todo agradeço a todos pelo carinho e reconhecimento. E a todos que torcem por mim meu muito obrigada e com certeza esse incentivo e carinho das pessoas é o que faz tudo valer a pena no esporte.


Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET