Logo do município


Administração realiza Seminário Municipal da Agricultura
05/09/2019 23:27
Apresentar as políticas públicas de investimentos para a agricultura, criar um debate sobre a sucessão familiar e a evolução da tecnológica para o meio rural, além de levar conhecimentos para fortalecer o setor agrícola e agropecuário de Gentil. Todos estes temas estiveram em foco durante o Seminário Municipal da Agricultura realizado nesta quarta-feira, 04, na Câmara de Vereadores, na qual mais de cem pessoas participaram.
Para o engenheiro agrônomo da Emater/Ascar Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, que palestrou sobre Sucessão Familiar, os projetos de incentivo à agricultura, ofertados pela administração municipal e entidades são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
“Qualquer pequeno programa desenvolvido que viabilize 5 famílias já mostra no âmbito social e econômico uma importância muito grande. Nesse sentido de atividades pensadas e de estruturação de cadeias produtivas organizadas na medida que se estruturam e possibilitam a viabilidade de uma ou duas famílias, já se auto multiplicam e essa multiplicação é fundamental para que todos ganhem: o município, produtores e a região - em um processo de desenvolvimento rural, não satisfazendo só no aspecto financeiro das famílias, mas também na qualidade de vida”, explica Ilvandro.
Gentil conta com cinco novos programas de incentivos à agricultura, entre eles, o mais recente foi a criação do Programa de Reativação de Açudes e Piscicultura, na qual o prefeito Alcenir Dalmago destacou durante o Seminário.
“Nossa gestão também é voltada a incentivar o setor agrícola e agropecuário, sendo as principais fontes de economia municipal. Entendemos que o desenvolvimento do município está ligado a ações humanizadas, que melhorem a vida das pessoas, para isso, ampliamos e damos suporte a programas da agricultura para que gerem mais renda familiar, assim consequentemente vai melhorar a qualidade de vida do homem no campo”, enfatiza o prefeito Alcenir.
De outro lado, o engenheiro agrônomo Adriano Almeida explicou sobre a atividade de piscicultura e os cuidados com as espécies, mercado de comercialização e disponibilidade do programa.
Os produtores beneficiados do Programa Produleite também participaram de uma capacitação da AGEL – Associação Gentilense de Leite, sobre o tema Secagem correta e período de transição de vacas leiteiras, com o palestrante Tiago Luis Decesaro, que também trouxe as novidades tecnológicas para o setor leiteiro.
E a hora aguardada pelos produtores de leite foi a Premiação do Produleite, que divulgou o nome dos 12 ganhadores das quatro categorias.

Vencedores do Prêmio Produleite

Maior Produção Anual
1º - Gustavo Pressi
2º - Vilson Biff
3º - Gelson Casanova

Maior Incremento em Litros
1º - Rafael Gasparin
2º - Nadir Pressi
3º - Luis Pradella

Maior Incremento em Porcentagem
1º - Maria Pegorraro
2º - Volmar Pradella
3º - Rangel Botezzini

Qualidade do Leite
1º - Valdir Pradella
2º - Altamir de Camargo
3º - Luis Sillvestri

A ação é promovida pela administração de Gentil através da Secretaria da Agricultura em conjunto com a Emater/Ascar-RS.


Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET