Logo do município


Secretarias de Saúde e Educação realizam ação de conscientização sobre o autismo
02/05/2019 15:55
A tarde de terça-feira, 30 de maio, começou animada para os alunos das Escolas Municipais Emei Mundo Mágico, Primavera e República da Colômbia, com a caminhada e I Mateada de conscientização sobre o autismo que contou com a participação de alunos, professores e do prefeito Alcenir Dalmago (PDT), do vice Adelar Silvestri (PT), do secretário de Saúde Vagner do Prado e da assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciana Pressi Silvestri.
O evento encerrou as atividades da Campanha Abril Azul Claro do Programa Minha Saúde, Meu Bem Maior, com o objetivo de alertar sobre o Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, a rede municipal possui três alunos diagnosticados com TEA, e vem atuando de forma multidisciplinar no atendimento a estes alunos com atendimento através de convênio na Apae de Casca, na rede pública de saúde e nas escolas fornecendo atendimento individualizado com auxiliares de desenvolvimento infantil, formação continuada para professores e recentemente com um projeto juntamente com a Secretaria de Saúde através da nutricionista para com cuidados na alimentação amenizar os sintomas do TEA.
De acordo com a assessora pedagógica da Smec, Luciana Pressi Silvestri, “no início deste ano letivo trouxemos o professor Roberto Andersen para palestrar aos nossos professores sobre a inclusão e o fazer pedagógico também para alunos autistas, em sua tese ele fala muito sobre estudos voltados para mudanças nutricionais que podem contribuir para o bem-estar destes alunos principalmente na ingestão de glúten, açúcar refinado e lácteos, sendo assim a Emei Mundo Mágico juntamente com a nutricionista iniciaram uma conversa com os pais destes alunos e já inserimos na merenda escolar alimentos voltados para os alunos, para desta forma também auxiliar na diminuição de alguns sintomas e possibilitar um desenvolvimento saudável”, conta.
Para o secretário de Saúde, Vagner do Prado, esta é uma ação que visa informar melhor a comunidade para que possam compreender o autismo não como uma limitação, “sabemos que existem algumas diferenças no comportamento, porém não é um fator incapacitante, o que devemos é criar formas de que estas pessoas possam ter autonomia e ter condições de aprender e conviver. O TEA é relativamente novo para nós e muito precisa ser abordado para que todos possamos incluí-los em nosso meio. Por isso pensamos em trazer os brinquedos infláveis e proporcionar uma tarde de brincadeiras para todas as crianças, pois neste momento, todos são iguais”, considera.
Presente no evento Dalmago destacou que ações assim evidenciam o comprometimento da Administração Municipal com todos os munícipes. “Estamos investindo em projetos e ações que visem beneficiar a todos, e as secretarias de Saúde e Educação têm grande preocupação em atender bem aos autistas proporcionando qualidade de vida e atendimento, seja na Unidade Básica, nas Escolas ou através de convênios como é o caso da Apae para um atendimento especializado. Hoje são 12 alunos com as mais diversas necessidades cuja evolução é acompanhada pela Smec periodicamente, sendo que oito destes também frequentam as escolas”, completa.

Texto e fotos: Janine de Oliveira


Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET