Logo do município


Avança mais uma etapa de implantação do Projeto Reluz
30/04/2019 19:55
Iniciou mais uma etapa do Projeto Reluz em Gentil. Nesta segunda-feira, 29, o prefeito Alcenir Dalmago (PDT), acompanhou a equipe da Eletrobrás e da Perfil, que estão realizando a etapa de medições do sistema antigo de iluminação pública. O projeto prevê a troca total de 254 lâmpadas de mercúrio e sódio por lâmpadas de LED, que trazem melhor qualidade na iluminação, mais segurança, economia da conta de luz municipal e na produção de energia, o que o torna um projeto sustentável e contribui com o meio ambiente.
Para o prefeito Alcenir, o Reluz é uma grande conquista para Gentil e resultado de um trabalho em equipe da administração. Junto com a qualidade na iluminação a LED o projeto ainda prevê a economia de mais de R$70 mil ao ano na conta de luz municipal.
"Este é um projeto importante e inovador, em que teremos uma iluminação de qualidade, representa economia no custo mensal e é um projeto sustentável, que estará beneficiando nossa cidade. É um projeto que estamos trabalhando há vários meses e agora estamos muito felizes por essa conquista. E esperamos poder dar sequencia para que as demais etapas sejam concretizadas. Estamos todos de parabéns por essa conquista para Gentil", destaca o prefeito Alcenir.
Estão em Gentil a equipe da Eletrobrás responsável pela implantação do projeto, o arquiteto e fiscal Daniel Delgado e Willian Mendes de Farias.
"Gentil foi um dos selecionados na chamada pública nacional do Reluz, que foram escolhidos os melhores projetos por efetivação no parque de iluminação pública, foram escolhidos 22 municípios no Brasil. Agora estamos na fase de implementação do projeto, fazendo as medições prévias do sistema antigo para depois do projeto implantado poder comparar com a nova tecnologia de LED, para assim obter a comprovação de redução no consumo de energia. Com esse ganho a administração poderá aplicar em outras áreas, como educação e saúde", explica o arquiteto da Eletrobrás Procel, Daniel.
Segundo o arquiteto Willan, Gentil contará com iluminação de qualidade deixando a cidade mais iluminada e bonita.
"Tive uma grata surpresa, uma cidade hospitaleira, muito limpa, tenho certeza que a iluminação pública de gentil ficará muito bonita, ficará uma iluminação de primeiro mundo",
Um projeto sustentável
Além da economia na conta de energia e maior durabilidade das lâmpadas de LED, o projeto Reluz também contribui com a sustentabilidade ao diminuir o gasto também na produção da energia e a troca de lâmpadas mais sustentáveis.

"A lâmpada LEd contribui para a preservação do meio ambiente, ela não contem agentes poluidores, se comparada com as de mercúrio que se forem descartadas incorretas são poluidoras, prejudiciais a saúde humana e ao meio ambiente.Ainda, a tecnologia a LED faz com que precise gerar menos energia, consequentemente terá menos poluição, menos troca de lâmpadas gera menos e menos descarte", finaliza Daniel.


Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615.5210
pmgentil@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET