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I Mateada de conscientização sobre o Autismo
29/04/2019 10:43
As Secretarias Municipais de Saúde e Educação tem a honra de convidar as famílias para participar da I Mateada da Campanha Abril Azul Claro e Dia de Conscientização sobre o Autismo, na terça-feira, 30 de abril, a partir das 13h30, no Centro Comunitário de Gentil.
Conforme o secretário de Saúde, Vagner do Prado, o evento faz parte do Programa Minha Saúde, meu bem maior, “e tem como objetivo informar sobre o autismo e proporcionar momentos de diversão para as crianças e mostrar que todas são iguais em capacidades dependendo do cuidado e atenção dada de forma correta.”
Para a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, Luciana Pressi Silvestri, “a Administração tem investido em formação para os professores das escolas municipais com o objetivo de atendermos corretamente os alunos com Transtorno do Espectro Autista. Iniciamos este ano um projeto nutricional voltado para os autistas na Emei Mundo Mágico para substituir de forma saudável o glúten, o açúcar refinado e a lactose da dieta amenizando sintomas do TEA. Trabalhamos com a meta de proporcionar autonomia aos alunos e inseri-los nas escolas de forma integral valorizando suas potencialidades.”
O evento é aberto ao público e contará com brinquedos infláveis do Sesc para crianças de 3 a 11 anos. Haverá distribuição de erva-mate e água quente.
As Secretarias prepararam um material informativo encaminhado para as famílias com o objetivo de orientar sobre o autismo.

10 COISAS QUE AS CRIANÇAS COM AUTISMO GOSTARIAM QUE VOCÊ SOUBESSE

1) Antes de tudo eu sou uma criança
Eu tenho autismo. Eu não sou somente "Autista". Não me define como pessoa. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco de manter expectativas que serão pequenas para mim.

2) A minha percepção sensorial é desordenada
Interação sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que os sentidos e sensações que passam despercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim.

3) Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer)
Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim. Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo. Fale comigo diretamente com um vocabulário simples.

4) Eu sou um "pensador concreto"
O meu pensamento é concreto não consigo fazer abstrações. Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras. Gírias, piadas, duplas intenções, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.

5) Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado
Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo está errado).
Por outro lado, posso parecer como um pequeno professor dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei para compensar a minha deficiência na linguagem. As palavras difíceis podem vir de livros, TV, ou de outras pessoas. Isto é chamado de Ecolalia. Não compreendo o contexto das palavras que estou usando só sei que devo dizer alguma coisa.

6) Sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim
Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente dizer. Esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender. Um esquema visual me ajuda durante o dia a dia. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.

7) Preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer
Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de “conserto”. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.

8) Por favor, me ajude com interações sociais
Pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído. Eu sou melhor em brincadeiras que tenham atividades com começo-meio-fim. Não sei como ler expressão facial, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo responder socialmente.

9) Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle
Perda de controle, "chilique", birra, mal-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo. Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer.

10) Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição
Elimine pensamentos como "Se ele pelo menos pudesse…" ou "Porque ele não pode" Você não conseguiu atender a todas as expectativas de seus pais e não gostaria de ser sempre lembrado disso. Eu não escolhi ser autista. Sem a sua ajuda as minhas hipóteses de alcançar uma vida adulta digna serão pequenas. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa. Eu prometo: vale a pena.

Confie nas três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência.
Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma incapacidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu. Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato social e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro.
Conto com você!

Texto: Janine de Oliveira
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