Logo do município


Criada Associação dos Produtores de Leite de Gentil
24/10/2017 11:18
A Associação dos Produtores de Leite de Gentil (Agel) foi criada na reunião realizada na sexta-feira, 20 de outubro, na Câmara de Vereadores, um trabalho conjunto da Secretaria da Agricultura e Emater/Ascar.
De acordo com o secretário de Agricultura Evandro Biff durante o Seminário de Agricultura realizado em julho deste ano ficou estabelecido um prazo para que os produtores se inscrevessem para fazer parte da associação. “No total 29 agricultores se inscreveram junto a Secretaria para fazer parte da Agel. E na reunião foi escolhida a diretoria e encaminhado para o registro e possibilitar assim o recebimento de recursos”, explica.
Conforme consta no Estatuto da Agel o critério principal para receber recursos o associado deverá participar de cursos promovidos pela Emater/Ascar ou Secretaria Municipal de Agricultura que deverão ocorrer a cada quatro meses, “queremos com isso garantir que os produtores tenham acesso ao conhecimento e modernizem as práticas para aumentar a produção, não apenas como forma de obter benefícios, mas para motivar que busquem por formas de progredir dentro da propriedade”, considera o secretário.
Os produtores associados à Agel terão ainda ressarcimento no valor gasto com inseminação artificial para melhoramento genético das raças Holandesa e Jersey, e incentivos ao aumento da produtividade com supervisão do controle de produção pela Secretaria de Agricultura. E para aqueles produtores que fizerem a avaliação do plantel e acasalamento receberão percentual maior de auxílio na aquisição da dose de sêmen. “O aumento comprovado da produtividade leiteira dá direito a receber incentivos, que serão definidos ainda pela diretoria em conjunto com os associados. Como será distribuído esse incentivo ficou para ser debatido”, explica Biff.
Para participar da Agel e receber os benefícios os produtores devem residir no município de Gentil, participar das capacitações, possuir talão de produtor de um ano comprovando a dedicação a atividade leiteira, apresentar atestado de conformidade (vacinações do rebanho em dia) e certidão negativa municipal. Mais informações junto a Secretaria de Agricultura em horário de expediente.
Presente na reunião o prefeito Alcenir Dalmago (PDT) destacou a intenção da Administração Municipal em incentivar a organização dos produtores de leite, “queremos não apenas dar subsídios financeiros, mas garantir que com conhecimentos e investimento na melhoria da produtividade e qualidade da alimentação fornecida aos animais para que os agricultores possam agregar renda na sua propriedade, melhorar as condições de vida no campo e ter rentabilidade para novos investimentos. Será criado pela Administração o Programa Produleite, que determina os percentuais de auxílio e incentivos que os produtores terão acesso, para todos independente de fazer parte da Associação ou não”.
A diretoria ficou assim composta: Presidente: Gustavo Pressi; vice-presidente: Gelso Casanova; secretário: Darlei Pradella e tesoureiro: Jair Cararo.
Brasão rodape mobile
Prefeitura Municipal
de Gentil
    
CNPJ: 92.411.875/0001-02
Av. Vinte de Março, 1178, Centro - Gentil -RS
CEP: 99.160-000
(54) 3615-5210 / (54) 3615-5218
administracao@pmgentil.com.br
Segunda a Sexta: 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h
PREFEITURA MUNICIPAL DE GENTIL - Copyright 2017 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: ORANGE TECNOLOGIA PARA INTERNET